logo cesar SITE2018 V2.fw

faceboo.fw 

 botao PROFESSOR.fw

botao aluno.fw 

  • Home
  • Noticias
  • FLICC - II Feira Literária da EEMTI Gov. César Cals de O. Filho

Noticias

FLICC - II Feira Literária da EEMTI Gov. César Cals de O. Filho

LOGO II Feira Literária

Confira Programação clicando aqui  

Promover o letramento literário incentivando o gosto e a capacidade de ler, oportunizando e motivando os alunos ao hábito de leitura, proporcionando momentos extrovertido e agradáveis, provocando o prazer de ler várias obras literárias.  

   A leitura é uma atividade básica na formação cultural de uma pessoa. Além disso, é também uma excelente atividade de lazer. A leitura de um conto, de uma crônica e de diversos gêneros literários, constitui uma valiosa atividade a ser incluída em nossos momentos de lazer. Por isso é que podemos vincular o conceito de leitura ao processo de letramento, uma compreensão mais ampla do processo de aquisição das habilidades de leitura.

    Diante disso, é que o Projeto Feira Literária propõe a prática de leitura inserindo-nos em um mundo mais vasto de  conhecimentos e significados, nos habilitando inclusive a decifrá-lo, dai a noção tão diferenciada de leitura de livros literários. Esse projeto visa trabalhar a leitura de modo amplo, disseminando a cultura e as diversas possibilidades de aguçar a imaginação e a curiosidade humana.

     Ressalto ainda, que a leitura é uma linguagem artística fundamental na formação crítica e lúdica dos alunos, onde teremos uma programação com apresentações de seminários, além de exposições em salas ambientes, bem como apresentações culturais.

     Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler, principalmente o acesso restrito a leitura no núcleo familiar e a falta de incentivo, tem ocasionado pouco interesse para a leitura e por consequência disso surgem dificuldades marcantes que sentimos em sala de aula como: vocabulário precário, dificuldade de compreensão, erros ortográficos e poucas produções significativas, bem como conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.

     Diante da deficiência apresentada, o projeto Feira literária foi criado com a finalidade de desenvolver a competência leitora de obras literárias propiciando uma vivência efetiva com o texto literário em sua dimensão estética, cultural e histórica, ampliando sua visão de mundo, estimulando assim, sua fruição leitora.

     Este projeto trás a perspectiva de interação dos alunos onde desenvolve a familiaridade com a leitura de diferentes obras literárias, fazendo-os gostar de ler e de perceber a importância da leitura na sua vida pessoal e social, transformando-a num hábito capaz de satisfazer esse gosto e essa necessidade.

     É fato que as mulheres têm contribuído de forma significativa a profundas transformações no campo literário e cada vez mais mulheres estão buscando inserção no campo da escrita, trazendo para os leitores experiências, histórias e composições artísticas, enriquecendo  ainda mais o universo literário, despertando assim, o gosto e o prazer de leitura, com suas especificidades e nuances.    

Objetivos:

  • Incentivar e estimular a leitura de várias obras literárias;
  • Desenvolver a capacidade e habilidade de falar, escutar, ler e escrever;
  • Desenvolver a visão crítica de obras literárias;
  • Proporcionar momentos significativos de leitura;
  • Incentivar a exposição de suas obras lidas em suas salas temáticas;
  • Possibilitar os alunos a tornarem-se bons leitores e que dessa forma tenha a oportunidade de se transformar e transformar.
  • Disseminar e valorizar composições literárias de escritoras femininas que muito têm contribuído com os seus escritos para o enriquecimento da literatura.

        O desenvolvimento do Projeto II Feira Literária que tem como tema “POR ELAS: CELEBRANDO A LITERATURA FEMININA”, acontecerá em dois momentos e que estará em consonância com as obras escolhidas e será feito de acordo com as necessidades de cada turma. O tema será desenvolvido na sala de aula pelos alunos e professores coordenadores, onde será realizada uma pesquisa e em cima disso terá apresentações de seminários em sala de aula. Onde teremos uma noite cultural que será realizada no dia 15/06/2018 e 16/06/2018 concluiremos o nosso projeto com exposições de salas temáticas que serão organizadas pelos alunos e professores coordenadores.

     A II Feira Literária “POR ELAS: CELEBRANDO A LITERATURA FEMININA”, tem a finalidade principal, a tentativa de despertar no educando a prática de leitura de obras literárias. Com isso, acreditamos que nossos alunos terão a oportunidade de ler deferentes obras, buscando o crescimento de suas habilidades de leitura, sendo capazes de se transformar tornando-se verdadeiros leitores críticos e criativos.

CONTATO

Governo do Estado do Ceará 
Secretaria da Educação Básica
12 Cord. Regional de Educação
EEMTI GOV. CÉSAR CALS DE OLIVEIRA FILHO
Rua Juscelino Kubistchek, 385
Bairro Alto São Francisco
CEP: 63908-230
Telefone: (88)3445-1061
Email: eccalsofqx@escola.ce.gov.br385
 

Acessos

Hoje299
Ontem345
Esta semana644
Este mês6058
Total54560

Terça, 11 Dezembro 2018 20:40